Pedidos de Pareceres submetidos à CES-UCP - Investigação na Área das Ciências da Saúde
Todos os pedidos de parecer à CES-UCP terão como resposta um parecer que será comunicado individualmente a cada proponente. Posteriormente, e em conformidade com o disposto na lei, a informação sobre a apreciação ética da CES-UCP estará disponível no sítio internet com o número do parecer correspondente, o título do projeto e o resultado da apreciação ética.
Nº Processo | TÍTULO PROJETO | PARECER |
1 | Necessidades Paliativas em doentes internados numa Unidade de Cuidados Continuados Integrados | Encerrado por indicação da equipa de investigação |
2 | O lóbi nas políticas públicas de saúde | Não emissão de parecer |
3 | Impacto da dor pós cirúrgica oral na qualidade do sono - estudo clínico | Parecer Favorável |
4 | Estudo epidemiológico de prevalência de más oclusões na clínica universitária da FMDViseu | Parecer Favorável |
5 | A prevalência de lesões oro faciais pós-traumáticas numa população de crianças de Viseu | Parecer Favorável |
6 | Expansão maxilar em doentes odontopediatricos - estudo retrospetivo | Parecer Favorável |
7 | Terapias Complementares nos Cuidados Paliativos | Parecer Favorável |
8 | Validação da versão portuguesa da tarefa Face Name Memory Test (FNMT) em adultos mais velhos cognitivamente saudáveis | Não emissão de parecer |
9 | Avaliação do estado nutricional e da sarcopenia em idosos institucionalizados em contexto de Estrutura Residencial para Pessoas Idosas | Parecer Favorável Condicional |
10 | Intervenção em Mindfuness (Atenção Plena) na regulação emocional em pessoas mais velhas com artrite reumatoide | Não emissão de parecer |
11 | Prevalência e Aplicações das Impressoras 3D na Medicina Dentária em Portugal | Parecer Favorável |
12 | O efeito da prática de rugby na velocidade de processamento | Parecer Favorável |
13 | ESTUDO SOBRE A EFICÁCIA DO PROGRAMA DE INTERVENÇÃO BRINCAR E PENSAR PARA APRENDER A MEMORIZAR – ALI A ELEFANTA | Parecer Favorável Condicional |
14 | APLICAÇÃO DO PROGRAMA "BRINCAR E PENSAR PARA APRENDER A MEMORIZAR" EM CRIANÇAS DE UMA COMUNIDADE DE ETNIA CIGANA | Parecer Favorável Condicional |
15 | Validação das histórias alternativas do subteste memória lógica para população sénior | Não emissão de parecer |
16 | The spiritual dimension of the personal development of nursing students across the undergraduate degree | Parecer Favorável |
17 | Processamento visual na Perturbacao do Espetro do Autismo | Parecer Favorável |
18 | Manuais Digitais, Cognição e Aprendizagem em Jovens do 2º Ciclo Escolar | Parecer Favorável |
19 | Funcionamento executivo e teoria da mente de crianças em diferentes contextos de aprendizagem | Parecer Favorável |
20 | Lesões músculo-esqueléticas e níveis de stress e ansiedade nos estudantes da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade Católica Portuguesa | Parecer Favorável |
21 | Construção de uma teoria explicativa para os cuidados de enfermagem sobre a transição para a parentalidade nas pessoas LGBTQIA+ | Parecer Favorável Condicional |
22 | TEMPO DE ECRÃ, QUALIDADE DE SONO E DESEMPENHO COGNITIVO EM CRIANÇAS DE IDADE ESCOLAR | Parecer Favorável Condicional |
23 | Treino de Funções Executivas em Adolescentes | Parecer Favorável Condicional |
24 | Avaliação ergonómica do estudante de medicina dentária após treino postural por biofeedback | Parecer Favorável |
25 | Prevalência da fragilidade comunitária em dois distritos de Portugal: Avaliação pela tecnologia Gripwise | Parecer Favorável |
26 | TEMPO DE ECRÃ, QUALIDADE DE SONO E DESEMPENHO COGNITIVO EM CRIANÇAS DE IDADE ESCOLAR | Parecer Favorável Condicional |
27 | Bem-estar espiritual da pessoa com necessidades paliativas: Perspetiva do Enfermeiro com a integração de Reiki no processo de cuidados | Parecer Favorável |
28 | A perceção do paciente sobre efetividade, recidiva e efeitos secundários do branqueamento dentário | Parecer Favorável Condicional |
29 | SCaPe: Avaliação da Saúde Oral em Sobreviventes de Cancro Pediátrico | Parecer Favorável Condicional |
30 | Processo de Estar em Situação de Sem-abrigo: Grounded Theory | Não Emissão de Parecer |
31 | Conjugalidade da Pessoa Idosa em Estruturas Residenciais para Idosos: Experiências vividas dos Casais em Processo de Transição | Em apreciação |
32 | Prevenção da Demência: Construção e Validação de um Programa de Psicoeducação em Grupo sobre os Fatores Protetores e de Risco na Demência: Programa PSICOGEM | Parecer Favorável Condicional |
33 | Construção e Validação de um Instrumento para Avaliar a Carga Global de Trabalhos dos Enfermeiros de Família | Parecer Favorável |
34 | Memory of Body States: Interoception Abilities and Cognitive Biases among Dancers and Non-dancers | Parecer Favorável Condicional |
35 | Necessidades Parentais em Pais de Crianças com Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção | Não Emissão de Parecer |
36 | Uso de Isolamento Absoluto no Atendimento Clínico Universitário na Perspetiva do Paciente | Em apreciação |
37 | A Visão dos Pais de Dentistas frente a Diferentes Estratégias Avançadas de Manejo de Comportamento em Odontopediatral | Em apreciação |
38 | Validação de Sistema de Apoio à Tomada Decisão Clínica no Diagnóstico e Tratamento da Pessoa com Ferida Crónica | Em apreciação |
39 | Contributos da Enfermagem nos Cuidados de Saúde Primários Urbanos na Mitigação e Adapatação às Alterações Climáticas | Em apreciação |
40 | Qualidade do Sono, Atenção Executiva e Ansiedade em Período de Exames em Universitários de Diferentes Cursos | Em apreciação |
Secretariado de apoio à CES-UCP:
Dr. Hélio Tavares
Universidade Católica Portuguesa
Palma de Cima
1649-023 Lisboa | Portugal
E-mail: ces.ucp@ucp.pt
Consulte aqui os Pareceres do Mandato 2019-2023
Secretariado de apoio à CES-UCP:
Dr. Hélio Tavares
Universidade Católica Portuguesa
Palma de Cima
1649-023 Lisboa | Portugal
E-mail: ces.ucp@ucp.pt
Consulte aqui os Pareceres do Mandato 2019-2023