Programas de Mobilidade
Atualmente a UCP tem acordos de intercâmbio bilaterais com mais de 450 universidades em todo o mundo. O número de alunos de intercâmbio de universidades parceiras que a UCP recebe tem vindo a crescer exponencialmente nos últimos anos. Os alunos que frequentam a UCP provêm de aproximadamente 90 países.
Poderá aceder aqui à lista dos Acordos de Cooperação atualmente em vigor.
Programa Erasmus+
O Programa ERASMUS+ foi lançado pela União Europeia em 1987, e a UCP tem participado no mesmo desde os primeiros anos, tendo experienciado crescimento substancial nos números de mobilidade, todos os anos.
Todos os alunos que vêm ao abrigo de um programa de intercâmbio podem contar com um ambiente de aprendizagem interativo e um grande apoio por parte da faculdade de acolhimento. São comuns iniciativas para receber os alunos internacionais como o “local buddy” para ajudar os recém-chegados a se integrarem na vida académica em Portugal e outras atividades como a welcome week e visitas a locais de interesse turístico.
No âmbito do Programa ERASMUS+, a Agência Executiva para a Educação, o Audiovisual e a Cultura (EACEA) atribuiu à UCP uma Carta ERASMUS para o Ensino Superior (ECHE), que permite à Universidade participar nas atividades Erasmus+. As prioridades da UCP relativas à mobilidade Erasmus para o novo Programa-Quadro, que vigorará até 31 de dezembro de 2027, encontram-se definidas na Declaração de Política ERASMUS (EPS-Erasmus Policy Statement).
A UCP participa no programa mediante parcerias com numerosas universidades. As atividades desenvolvidas neste âmbito são as seguintes:
- Mobilidade de estudantes para estudos e estágios (SMS e SMP)
- Mobilidade de docentes para missões de ensino de curta duração (STA)
- Mobilidade de docentes/pessoal não docente para formação (STT)
Cada unidade académica tem o seu regulamento e procedimento de candidatura. Consulte o site da faculdade do seu interesse ou contacte o respetivo gabinete.