Matrícula e Propinas

A Universidade Católica Portuguesa (UCP) é uma instituição de utilidade pública sem fins lucrativos, mas os seus cursos não beneficiam de financiamento estatal.

Para afixar propinas, a UCP tem de ter como referência os custos reais, que variam consoante as necessidades de equipamentos, instalações e laboratórios.

Matrículas

Todos os candidatos admitidos serão contactados pelos serviços e, terão de realizar a matrícula dentro dos prazos indicados no calendário.

No ato da matrícula é necessário realizar o pagamento da respetiva taxa (que inclui o seguro escolar) e a mensalidade do 1.º mês. Estes valores não são reembolsáveis em caso de anulação da matrícula.

No momento de realizar a matrícula deverá apresentar os seguintes documentos:

  • Boletim de matrícula;
  • Fotocópia do Cartão de Cidadão (caso não a tenha entregue anteriormente);
  • 2 fotografias (se já tiver entregue uma com a Candidatura, basta mais uma);
  • Prova de vacina antitetânica atualizada.

Propinas

Os cursos da Universidade Católica Portuguesa são organizados segundo o modelo decorrente do Processo de Bolonha e, medem-se em créditos ECTS *: 1 semestre letivo = 30 ECTS;

Na UCP o crédito é utilizado como base para o cálculo da propina do aluno, que pagará de acordo com o número de ECTS correspondentes às unidades curriculares (disciplinas), nas quais está inscrito nesse semestre (60 ECTS/ano, se seguir o plano de estudos normal).

Para calcular o valor da propina consulte as Tabelas de Taxas e Emolumentos.

* Os créditos ECTS são unidades de medida de um sistema comum europeu (European Credit Transfer and Accumulation System) que traduz o trabalho realizado e as competências adquiridas pelos estudantes (aulas, trabalho pessoal, tutorias, trabalhos de grupo, entre outros).