As Bibliotecas da UCP e a Gestão de Ciência

As Bibliotecas da UCP, em alinhamento com os objetivos estratégicos definidos pela Universidade Católica Portuguesa, têm vindo a trabalhar em dois grandes eixos orientadores, apoio à investigação e promoção da Ciência Aberta, os quais se traduziram na criação de novos serviços e na atualização de práticas e procedimentos.

Criação de novos serviços

Suporte aos investigadores ao nível das plataformas de Ciência internas (exemplos: Ciência-UCP ou Repositório Institucional), nacionais e internacionais; suporte aos investigadores nas várias fases do processo de investigação científica; esclarecimento de políticas de gestão de dados de investigação; recomendação para a publicação e uso da informação; promoção de formações dirigidas à comunidade no âmbito da Ciência Aberta; e apoio no cumprimento de boas práticas na publicação através do portal das revistas científicas da UCP.

Atualização de práticas e procedimentos

Monitorização do depósito de publicações e dos dados de investigação; avaliação do impacto e visibilidade da produção científica e gestão das plataformas de ciência da Universidade, algumas das quais já referidas.

As Bibliotecas da UCP garantem o apoio aos investigadores nas várias fases do processo de investigação científica, nomeadamente, esclarecimento de políticas nacionais e europeias de Acesso Aberto e de Dados de Investigação; recomendação para a publicação e uso da informação; monitorização do depósito de publicações e dos dados de investigação; avaliação do impacto e alcance da produção científica. Este serviço assegura, igualmente, a realização de ações de formação, a pedido ou por convite, dirigidas a investigadores e gestores de ciência, nas seguintes áreas: perfis de investigadores, revistas indexadas e suas métricas, publicar em Acesso Aberto, uso e reutilização da informação, editoras predadoras, entre outras. Para saber mais sobre este serviço clique aqui.

As Bibliotecas da UCP disponibilizam um conjunto de serviços de apoio na publicação de produção científica nos portais da Universidade, nomeadamente, gestão do perfil no Ciência-UCP, atribuição de handles de forma a cumprir a política de Acesso Aberto dos financiadores, integração de revistas no portal das Revistas Científicas da Universidade Católica Portuguesa e atribuição de DOI a publicações. Para saber mais sobre estes serviços clique aqui.

As Bibliotecas da UCP sugerem a utilização de um conjunto de ferramentas que potenciam a Ciência Aberta durante o ciclo de investigação:

Descoberta

OpenAIRE

Disponibiliza conteúdos de investigação em Acesso Aberto. Permite pesquisar publicações, dados de investigação, software e outros tipos de produção científica, assim como ver como a produção científica está ligada entre si, ao financiamento e às organizações, e visualizar estatísticas de produção sobre projetos e instituições.

Unpaywall

Agrega conteúdo em Acesso Aberto de mais de 50.000 editoras e repositórios, facilitando assim a sua localização, download e utilização.

Análise

Amnesia

Ferramenta de anonimização de bases de dados de investigação, garantindo assim a confidencialidade e privacidade.

Argos

Plataforma gratuita, que permite criar, gerir e partilhar Planos de Gestão de Dados e relacionar com os materiais de investigação aos quais correspondem. Este Plano de Gestão de Dados contempla os princípios FAIR e as boas práticas de Ciência Aberta.

Escrita

Mendeley

Gestor bibliográfico que permite gerir, partilhar e criar referências bibliográficas.

Zotero

Plataforma gratuita e de código aberto que permite armazenar, organizar, gerir e partilhar referências bibliográficas, permitindo também criar citações de forma automática, assim como as respetivas bibliografias.

Publicação

Creative Common

As licenças Creative Commons permitem a distribuição gratuita de uma obra protegida por direitos de autores. São usadas quando um autor permite o direito de partilhar, usar e reutilizar uma criação sua.

Directory of Open Access Journals

Diretório de indexação de revistas científicas em Acesso Aberto, de alta qualidade e com revisão por pares.

Sherpa Romeo

Plataforma online que permite pesquisar as políticas de Acesso Aberto e de autoarquivo ao nível das editoras e das revistas.

DataCite

Plataforma de atribuição e gestão de identificadores persistentes (DOIs) a dados de investigação, produção científica e outros tipos de produção. A Universidade Católica Portuguesa atribui DOIs, de forma gratuita, a pedido dos autores através do endereço ciencia@ucp.pt.

Zenodo

Repositório de dados de investigação que permite aos investigadores depositar documentos, bases de dados, softwares, relatórios e quaisquer outros materiais digitais relacionados à investigação. É atribuído a cada depósito um identificador de objeto digital persistente (DOI), facilitando a citação dos mesmos.

Altmetrics

Métricas alternativas de produção científica. Estas métricas estão divididas em cinco categorias (citações, menções, redes sociais, entre outros) para ajudar a compreender as enormes quantidades de dados envolvidos e facilitando a sua análise.

PlumX

Métricas e dados qualitativos complementares às métricas tradicionais. Podem incluir citações na Wikipedia e em documentos de políticas públicas, discussões em blogs de investigação, cobertura da mídia tradicional, marcadores em gestores de referências como o Mendeley, menções em redes sociais como Twitter, entre outros.