Ciências da Saúde e Ciências Exatas

Recursos Subscritos

Access Medicine

Access Medicine é um recurso de medicina que disponibiliza mais de cem e-books da coleção de medicina da McGraw Hill, assim como um conjunto de ferramentas de apoio ao estudo, como uma biblioteca multimédia sem copyright, vídeos de procedimentos cirúrgicos e uma base de dados de farmacologia.

B-on

Biblioteca do Conhecimento Online (B-on) disponibiliza o acesso ilimitado e permanente a textos integrais de milhares de revistas científicas e livros de vários fornecedores de conteúdo, através de assinaturas negociadas a nível nacional.

CINAHL Complete

CINAHL Complete é uma base de dados de texto integral de revistas de enfermagem e de saúde presentes no índice CINAHL. São indexados textos integrais desde 1937.

Clinical Key Student Medicine

Clinical Key Student Medicine é um recurso online de medicina que agrega mais de duzentos livros eletrónicos da coleção de medicina da Elsevier.

Cochrane Library

Cochrane Library é uma base de dados que disponibiliza recursos de evidência clínica, incluindo a Cochrane Database of Systematic Reviews e o Central Register of Controlled Trials (CENTRAL).

Complete Anatomy

Complete Anatomy é uma plataforma de anatomia 3-D que permite aos seus utilizadores aceder a modelos de anatomia interativos, vídeos clínicos e ferramentas de dissecção virtual. Para informações sobre o acesso, contacte as Bibliotecas da UCP (pesquisa.bibliotecas@ucp.pt).

Dentistry & Oral Sciences Source

Dentistry & Oral Sciences Source é uma base de dados de texto integral, que disponibiliza o acesso a mais de 300 revistas na área da Medicina Dentária.

eBook Clinical Collection

Coleção que disponibiliza o acesso sem restrições a mais de 4000 ebooks nas áreas da Medicina e da Enfermagem.

eBook Nursing Collection

Coleção que disponibiliza o acesso sem restrições a mais de 700 ebooks na área da Enfermagem.  

EBSCO Discovery Service (EDS)

EBSCO Discovery Service (EDS) fornece acesso à coleção inteira dos recursos de informação digitais disponíveis na biblioteca. Pesquise conteúdos de bases de dados em texto integral e bases de dados de citações.

IEEE Xplore

IEEE Xplore permite pesquisar conteúdo científico e técnico publicado pelo IEEE e os seus parceiros. Aceda a conteúdos das áreas de engenharia eletrónica, ciências da computação e eletrónica.

JSTOR

JSTOR permite aceder a artigos digitalizados de várias áreas científicas: Arts & Sciences III Collection (Language & Literature, Music, Film Studies, Folklore, Performing Arts Religion, Art & Art History, Architecture & Architectural History), Business Collection e Mathematics & Statistics Collection.

MedicLatina

MedicLatina é uma coleção única de pesquisa de revistas médicas e de investigação latino-americana e espanhola. Esta base de dados contém texto integral, em espanhol, de revistas com revisão por pares. Inclui revistas das áreas da neurociência, cardiologia, nefrologia, biomedicina, pesquisa clínica, pediatria, reprodução humana, patologia clínica, pesquisa de cancro e hematologia.

MEDLINE Complete

MEDLINE Complete fornece informação médica autoritativa sobre medicina, enfermagem, odontologia, medicina veterinária, sistemas de saúde e ciências pré-clínicas presentes na MEDLINE.

Nursing Reference Center Plus

Plataforma baseada na evidência destinada à prática da enfermagem. Disponibiliza o acesso a fichas clínicas sobre doenças e tratamentos, assim como a informações sobre medicamentos e a vídeos sobre procedimentos.

OpenDissertations

OpenDissertations é uma base de dados construída para localizar dissertações e teses históricas e contemporâneas. Disponibiliza o acesso a recursos desde o século XX.

Osmosis (Apenas disponível na Faculdade de Medicina)

Osmosis é uma plataforma que disponibiliza vídeos explicativos, entre outras ferramentas de aprendizagem digital, abrangendo não só um vasto conjunto de tópicos das Ciências Fundamentais da Medicina, mas também diversos sistemas de órgãos, assim como competências interpessoais e de comunicação com o paciente.
Para mais informações sobre o acesso, contacte as Bibliotecas da UCP.

Palliative Care Formulary

O Formulário de Cuidados Paliativos fornece informações independentes sobre medicamentos relacionados com o apoio a pacientes adultos que enfrentam doenças progressivas que limitam a sua vida e dos seus cuidadores. Este recurso vai além dos trabalhos de referência de medicamentos padrão, capacitando os profissionais de saúde para selecionar os medicamentos e os regimes de tratamento mais adequados, promovendo uma melhoria da qualidade de vida aos pacientes.

PsycArticles

PsycArticles é a fonte de artigos científicos em texto integral, com revisão por pares, da área da psicologia. Inclui todos os artigos, recensões, cartas ao editor e erratas de cada revista. Inclui revistas desde 1894.

PsycBooks

PsycBooks contem livros e capítulos publicados pela APA, e outros editores de renome, e inclui conteúdo digitalizado da Archives of the History of American (AHAP).

Psychology and Behavioral Sciences Collection

Psychology and Behavioral Sciences Collection é uma base de dados de revistas científicas especializadas em características emocionais e comportamentais, psiquiatria e psicologia, processos mentais, antropologia e métodos observacionais e experimentais.

Publication Finder

Publication Finder oferece uma experiência de pesquisa intuitiva e inclui uma série de recursos como a sugestão de revistas durante a pesquisa, hiperligações para o texto integral, classificação de relevância e navegação por área científica.

Qualfood (Apenas disponível no Centro Regional do Porto)

O Qualfood é a maior base de dados nacional de Qualidade e Segurança Alimentar, Ambiental e HST que tem como objetivos: organizar, sistematizar e atualizar toda a informação relevante para os intervenientes da área alimentar.

ScienceDirect

ScienceDirect é uma plataforma multidisciplinar de acesso às publicações da editora Elsevier. Disponibiliza revistas científicas, artigos, livros e capítulos de livros.

Scopus

Scopus é uma base de dados de metainformação e citações de publicações com revisão por pares, tais como, revistas científicas, livros e atas de congressos. Fornece uma visão abrangente da produção científica internacional nas áreas de tecnologia, medicina, ciências sociais ou artes e humanidades. A Scopus apresenta ferramentas avançadas de pesquisa, análise e visualização de resultados. Através do índice de citações é possível analisar o número de citações de publicações ou de autores.

SPORTDiscuss with Full Text

SPORTDiscus with Full Text é uma coleção de revistas em texto integral nas áreas do desporto e da medicina desportiva, com cobertura em texto integral desde 1985.

Springer E-books de Medicina

Aceda à coleção de livros de Medicina editados pela Springer nos últimos quatro anos, sem qualquer restrição de acesso.

Web of Science

Web of Science permite aceder a uma variedade incomparável de recursos de informação publicados numa lista de revistas científicas rigorosamente selecionada. Pesquise novas informações através de metadados e citações meticulosamente agregados.

 

Recursos em Acesso Aberto

Bentham Open

Bentham Open publica várias revistas de acesso aberto com revisão por pares. Abrangem todas as principais áreas científicas, como ciência, medicina, tecnologia e ciências sociais.

BMC – Biomed Center

Biomed Center publica cerca de trezentas revistas em acesso aberto com revisão por pares, abrangendo as áreas da ciência, tecnologia, engenharia e medicina.

DeGruyter Open

DeGruyter publica revistas em acesso aberto nas áreas científicas, técnicas, médicas, humanidades e ciências sociais.

Drugs.com

Drugs.com é um recurso confiável no âmbito da farmacologia e da área biomédica, amplamente reconhecido na comunidade médica. 

Free Medical Journals

Free Medical Journals foi criado para promover e indicar as revistas médicas publicadas em acesso aberto.

Frontiers

Frontiers é uma editora multidisciplinar de revistas em acesso aberto.

Guide to Pharmacology

Guide to Pharmacology é um centro de informação de farmacologia que disponibiliza uma base de dados pesquisável de informação quantitativa sobre a ação de fármacos aprovados e experimentais.  

Health for All: WHO

Health for All reune indicadores que fazem parte das principais estruturas de monitorização para a região da Europa, como a Saúde 2020 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Os indicadores abrangem demografia básica, estado de saúde, determinantes de saúde e fatores de risco, bem como recursos de saúde, gastos e muito mais. Permite o acesso a indicadores e metadados regionais, nacionais e alguns subnacionais, que são visualizados através de ferramentas online interativas no explorador Health for All. Dados, metadados, gráficos e mapas podem ser exportados.

MDPI

MDPI é uma editora multidisciplinar de revistas com revisão por pares em acesso aberto.

National Center for Biotechnology Information

National Center for Biotechnology Information disponibiliza informações no campo da biomédica e da genética.

OAPEN Library

OAPEN Library disponibiliza em acesso aberto livros académicos nas áreas das humanidades e ciências sociais. OAPEN colabora com editores que garantem a qualidade das publicações e promove para editores, bibliotecas e financiadores de ciências serviços de depósito, disseminação e preservação digital.

Pharmacology Education Project

Pharmacology Education Project é um recurso relevante na área da farmacologia para profissionais que desenvolvem investigação a nível industrial, clinico ou académico, mas também para estudantes que se encontram no início do estudo dos processos farmacológicos.

PQDT (ProQuest Dissertations & Theses Open)

PQDT Open fornece acesso ao texto integral de teses e dissertações em acesso aberto de várias áreas científicas.

PubMed

PubMed é uma ferramenta de pesquisa na Medline, uma das mais importantes bases de dados bibliográficos de ciências biológicas e informações biomédicas, abrangendo investigação, diagnósticos e terapias em diversas áreas da medicina, enfermagem, saúde pública, biomedicina, microbiologia, farmacologia, odontologia e inúmeras outras áreas científicas biomédicas. Adicionalmente, a PubMed inclui um conjunto de citações de artigos disponibilizados integralmente na PubMed Central, assim como de livros e capítulos individuais que se encontram na Bookshelf.

RCAAP (Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal)

RCAAP tem como objetivos a recolha, agregação e indexação dos conteúdos científicos em acesso aberto existentes nos repositórios institucionais das entidades nacionais de ensino superior e de outras organizações de I&D.

Teaching Resource Centre

Teaching Resource Centre Database é recurso de farmacologia no âmbito de mecanismos de ação de fármacos no contexto da fisiologia e da fisiopatologia.

 

Informação Estatística

Eurostat

Eurostat é o serviço estatístico da União Europeia. Tem como missão fornecer estatísticas de alta qualidade da Europa. A plataforma oferece toda uma série de dados importantes que governos, empresas, instituições de ensino, jornalistas e público em geral podem utilizar.

Instituto Nacional de Estatística (INE)

O INE produz, de forma independente e imparcial, informação estatística oficial de qualidade, relevante para a Sociedade, promovendo a coordenação, a análise, a inovação e a divulgação da atividade estatística nacional, garantindo o armazenamento integrado de dados.

PORDATA

PORDATA recolhe, organiza, sistematiza e divulga a informação sobre múltiplas áreas da sociedade, para Portugal, municípios e países europeus. As estatísticas divulgadas são provenientes de fontes oficiais e certificadas, com competências de produção de informação nas áreas respetivas.

As Bibliotecas da UCP apresentam, abaixo, um conjunto selecionado de guidelines e ferramentas de referência para a elaboração de trabalhos de síntese de evidência em Saúde.

Manuais

Cochrane Handbook for Systematic Reviews of Interventions

Guia oficial para o desenvolvimento de revisões sistemáticas Cochrane. Este manual contém informações sobre questões metodológicas comuns a todos os tipos de revisões (planeamento, pesquisa, seleção de estudos, recolha de dados, risco de viés e interpretação de resultados).

Equator Network

Plataforma que permite pesquisar num conjunto de diretrizes metodológicas destinadas ao desenvolvimento de diversas tipologias de investigação na área da saúde.

JBI Manual for Evidence Synthesis

Manual desenvolvido para auxiliar na produção de revisões sistemáticas JBI. Descreve em detalhe o planeamento, a realização e a escrita de revisões sistemáticas usando os métodos JBI.

PRISMA

Conjunto de ferramentas e orientações para o desenvolvimento de sínteses de evidência, como a PRISMA Checklist, o PRISMA Flow Diagram e a PRISMA Checklist para revisões de escopo. 

 

Vocabulários controlados

CINAHL Subject Headings

Tesauro específico da CINAHL, desenhado para auxiliar uma pesquisa mais eficaz nesta base de dados. Apesar de se basear no MeSH, recomenda-se, caso se aplique, que se verifique sempre se os termos MeSH reunidos para a investigação correspondem ou não aos termos preferenciais da CINAHL.

DeCS

Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) é o vocabulário controlado para a indexação de artigos científicos e outros documentos da área biomédica. Corresponde à tradução do vocabulário MeSH pela Biblioteca Virtual em Saúde (BVS).

MeSH

Medical Subject Headings (MeSH) é o vocabulário controlado da National Library of Medicine utilizado na indexação de produção científica na base de dados PubMed.

 

Processo de pesquisa

PRISMA Checklist

Conjunto de itens orientadores para o desenvolvimento de revisões sistemáticas de intervenção ou meta-análises.

PRISMA Flow Diagram

Diagrama representativo da fase de seleção estudos em trabalhos de síntese de evidência.

PRISMA Checklist
[Scoping reviews]

Conjunto de itens orientadores para o desenvolvimento de revisões de escopo e respetivos protocolos.

 

Triagem dos resultados

Zotero

Software gratuito e de código aberto para armazenar, organizar, gerir e partilhar referências bibliográficas, permitindo também criar citações de forma automática, assim como as respetivas bibliografias.

Rayyan

Plataforma online gratuita desenvolvida para facilitar os investigadores na produção de revisões sistemáticas, revisões de escopo e outros projetos de síntese de evidência, acelerando o processo de escolha e seleção de estudos.

 

Registo do protocolo

Figshare

Repositório de preservação de dados de investigação produzidos durante o ciclo de vida do projeto. É atribuído um identificador persistente DOI (Digital Object Identifier) aos depósitos, facilitando a sua citação.

INPLASY

Plataforma internacional para o registo de protocolos de trabalhos de síntese de evidência. O registo, a atualização e a atribuição de DOI implica o pagamento de uma taxa.

Open Science Framework (OSF)

Plataforma gratuita que permite gerir de forma colaborativa os projetos de investigação durante o seu ciclo de vida. O depósito de dados e de protocolos de investigação facilita a sua reprodutibilidade. É atribuído um identificador persistente DOI (Digital Object Identifier) aos depósitos, facilitando a sua citação.

Prospero

O PROSPERO permite o registo de revisões sistemáticas, revisões rápidas e revisões abrangentes. Embora, não aceite o registo de revisões de escopo ou de literatura.

Zenodo

Repositório que permite o depósito de artigos, dados, software, relatórios entre outros artefactos digitais relacionados com a investigação. É atribuído um identificador persistente DOI (Digital Object Identifier) aos depósitos, facilitando a sua citação.