Lourdes Castro: A vida como ela é

Terça-feira, Maio 10, 2022 - 18:00 - Domingo, outubro 09, 2022 - 19:00

Galeria Fundação Amélia de Mello | UCP | Lisboa - Sede

"Lourdes Castro: A vida como ela é" é o título da exposição que reúne trabalhos de Lourdes Castro (Funchal, 1930 - 2022) realizados entre os anos 1950 e os anos 2000 e que inaugura no dia 10 de maio às 18h00 na Galeria Fundação Amélia de Mello da Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa.

Para Lourdes Castro, as sombras — de pessoas, de objetos — são a ligação entre presença e ausência, a fronteira entre materialidade e imaterialidade. A partir desta descoberta construirá uma obra irredutivelmente singular, em que se destacam, nos anos 1960, os trabalhos em Plexiglas — um material que lhe permitia apresentar sombras das sombras — e as sombras deitadas bordadas sobre lençóis e, na década seguinte, os teatros de sombras.

Esta exposição é a segunda iniciativa organizada no âmbito da adesão da Universidade Católica Portuguesa ao corpo de Fundadores da Fundação de Serralves e, integra o Programa de Exposições Itinerantes da Coleção de Serralves que tem por objetivo tornar o acervo da Fundação acessível a públicos diversificados de todas as regiões do país.

A exposição, de entrada gratuita, estará aberta ao público a partir de dia 11 de maio até 9 de outubro e poderá ser visitada de segunda a sexta-feira, entre as 14h00 e as 17h00.

Lourdes Castro

Categorias: Cultura Exposições