Apresentação da CES-UCP

A Comissão de Ética para a Saúde da Universidade Católica Portuguesa (CES-UCP) teve a tomada de posse do mandato 2023-2027 no dia 7 de novembro de 2023, na Reitoria da Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa. A designação dos seus membros foi homologada pela Senhora Reitora da UCP, através do Despacho NR/N/0258/2023, sendo constituída pelos seguintes elementos:

• Prof.ª Doutora Mara Cristina de Sousa Freitas, Diretora do Instituto de Bioética, FM-UCP (Presidente);
  • Prof.ª Doutora Maria Vânia Nunes, FCSE-UCP (Vice-Presidente);
  • Prof.ª Doutora Bárbara Nazaré, FCH-UCP;
  • Doutora Cristina Maria Ramos Cavalheiro de Sá Carvalho, Pós-Doutoramentos CADOS;
  • Dr.ª Maria Ivone Gonçalves Gaspar, ARSLVT
  • Doutora Marta Isabel Boto Courinha Brites, Instituto de Bioética, FM-UCP;
  • Prof. Doutor Nélio Jorge Veiga, FMD-UCP;
  • Dr.ª Soledade Carvalho Duarte, Vice-Presidente da Cáritas do Patriarcado de Lisboa;
  • Prof. Doutor Tiago Meneses Moutinho Macieirinha, FD-UCP.

Compete à CES-UCP zelar pela observância de elevados padrões de ética no domínio da investigação em áreas das ciências da saúde, de forma a proteger e garantir a dignidade e integridade humanas, procedendo à análise e reflexão sobre assuntos respeitantes às questões éticas na investigação científica. Assim, a CES-UCP tem nas suas incumbências a emissão de pareceres e recomendações sobre questões éticas no domínio das atividades da UCP, por iniciativa própria ou mediante solicitação escrita, designadamente no que concerne a projetos de investigação elaborados por estudantes, docentes e investigadores da UCP.

Os seus pareceres não têm caráter vinculativo, sem prejuízo do determinado no regime legal relativo a ensaios clínicos em seres humanos.

Consultar a Apresentação do Mandato 2019-2023