Princípios, Impacto e Interdisciplinaridade

Fique a conhecer os princípios orientadores, o impacto e a interdisciplinaridade da Investigação da Universidade Católica Portuguesa.

Conheça a identidade CARE

A Criar Futuro no Presente

A Universidade Católica Portuguesa (UCP) é uma Universidade vocacionada para a Investigação e caracterizada por uma visão humanista, empenhada em contribuir para o conhecimento e o bem-estar da sociedade. É uma Universidade Nacional com 4 polos regionais (Lisboa, Porto, Braga e Viseu), com fortes laços intersectoriais com as regiões envolventes, de acordo com uma estratégia de desenvolvimento coerente. Para além do compromisso com a investigação fundamental, a UCP é também reconhecida pelo impacto social da sua agenda de Investigação e pela sua contribuição para a formulação de políticas, alinhada com os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU. No âmbito da Estratégia de Investigação UCP 2021-2025, a UCP pretende fomentar investigação interdisciplinar e transversal. Por isso, vem preferencialmente a desenvolver trabalho de ligação entre disciplinas de forma a abordar desafios sociais complexos.

A UCP está empenhada em fomentar um ambiente de investigação motivador e produtivo, ancorado na diversidade e igualdade. A Católica está, de igual modo, empenhada em oferecer amplas oportunidades que envolvam todos os Docentes e Investigadores, independentemente da sua nacionalidade, etnia, classe ou género. Nos últimos mais de 50 anos, a Católica tem trabalhado no sentido de promover investigação relevante e de valor em diferentes domínios e disciplinas, estabelecendo-se na vanguarda do progresso científico e tecnológico e procurando consolidar uma comunidade académica com base nos princípios da verdade e do respeito pela dignidade e diversidade humana. Através das suas atividades de Investigação e formação superior, a UCP produz conhecimento e profissionais qualificados que são capazes de interagir e responder aos desafios multifacetados do nosso mundo global.

Construir pontes entre a investigação e a sociedade

A Universidade Católica Portuguesa é uma instituição líder em investigação. Para além do compromisso com a investigação fundamental, a Universidade é reconhecida pelo impacto social da sua agenda de investigação e pela sua contribuição para a formulação de políticas.

A UCP é financiada por fundos privados e reconhecida pelo Estado Português como uma instituição universitária autónoma de utilidade pública. A investigação na UCP está organizada em Unidades de Investigação (Unidades de I&D) e Laboratórios Associados, seguindo o Sistema Científico Nacional implementado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). No âmbito deste modelo, a Católica tem vindo a ser bem-sucedida no garantir de fundos nacionais competitivos para as suas Unidades, contando com um Laboratório Associado e várias Unidades de Investigação em Ciências Sociais reconhecidos com o Selo de Excelência pela avaliação internacional competitiva levada a cabo pela FCT.

O CAtólica REsearch (CARE) é um fórum que pretende cultivar e estimular um ambiente interdisciplinar entre as unidades de investigação e desenvolvimento, bem como entre o CARE e outras entidades e instituições nacionais e internacionais de várias áreas de investigação.

A colaboração interdisciplinar é um elemento-chave no desenvolvimento de respostas mais aprofundadas e simultaneamente mais abrangentes que permitam lidar com as grandes questões e desafios que as sociedades enfrentam hoje em dia.

Ao adotar uma abordagem multi-perspetiva, a investigação interdisciplinar pode enfrentar problemas e apresentar soluções para um leque mais amplo de empresas, indústrias e realidades societais, contribuindo para um desenvolvimento regional, nacional e internacional que é impulsionado pelo conhecimento.