Universidade Católica Portuguesa recebe financiamento no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência

O projeto Training for Resilience - a value for the future da Universidade Católica Portuguesa obteve a aprovação do financiamento no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência para 2021-2026. A UCP receberá um montante de 8.563.495 euros: 2.621.771 euros, correspondente ao Impulso Jovens STEAM e 5.941.724 euros, correspondente ao Impulso Adultos, através do contrato-programa, celebrado com a Direção-Geral do Ensino Superior, no final de 2021.

Através deste financiamento, a UCP implementará um conjunto de investimentos em infraestruturas, equipamentos, recursos humanos e bolsas de estudo, com vista ao desenvolvimento de quatro Knowledge Academies: Arts, Humanities & Creative Industries, Health, Management e Public Governance & Administration e de três “Escolas” / “Alianças”: – Health Education (Lisboa); Medicina Dentária (Viseu) e Gestão e Inovação no Retalho (Lisboa) - para a formação pós-graduada em colaboração com empregadores.

A criação das Knowledge Academies, visa o enriquecimento da oferta de programas disponibilizados pela UCP e o aumento do número de alunos em formação graduada e de participantes em ações de formação não conferente de grau.

Três destas Knowledge AcademiesArts, Humanities & Creative Industries, Health; e Management, serão desenvolvidas no âmbito dos programas “Impulso Jovens STEAM” e “Impulso Adultos”, enquanto a Knowledge Academy, Public Governance & Administration será desenvolvida com o investimento “Impulso Adultos”.

A UCP visa alcançar um modelo de educação ecológica integral, centrando-se nos principais segmentos de especialização. Alicerçada em realizações anteriores no caminho da inovação criativa, a Universidade selecionou no seu desenvolvimento estratégico quatro áreas que serão os focos reconhecidos para um plano estruturado focado em:

a) ampliar o acesso a públicos não institucionais e diferentes demografias da população;

b) trabalhar para a qualificação e requalificação da força de trabalho em vista das lições aprendidas com a pandemia;

c) diversificar a oferta de licenciaturas e não licenciaturas para servir as novas necessidades do mercado profissional e antecipar a mudança;

d) desenvolver a transformação digital através da adoção de inovação pedagógica orientada para a tecnologia.

Aproveitando novas oportunidades para melhorar a educação, a UCP está alinhada com os desafios científicos e sociais da atualidade. As quatro Knowledge Academies são agora propostas com a intenção de reforçar os programas de licenciatura existentes, e alargar o seu acesso, ao mesmo tempo que se propõem novos programas de formação. São concebidas para atrair mais estudantes para o ensino superior e ajudá-los a desenvolver as competências para gerir os instrumentos de aprendizagem cada vez mais complexos à sua disposição. Com a ajuda de metodologias inovadoras de ensino-aprendizagem, os estudantes devem ser formados para desenvolver o pensamento crítico, como integrar os conhecimentos emergentes e desenvolver as capacidades de comunicação e colaboração. Através da criação de laboratórios vividos em parceria com a indústria, e em colaboração com os consórcios de organizações/empresas estabelecidas em cada uma das áreas, os alunos serão inspirados a serem autónomos e a resolver problemas complexos do mundo real com interação direta com o mundo profissional.

O programa de formação proposto pela UCP é ambicioso, robusto e consistente e dará um contributo substancial para a realização dos objetivos delineados pelo Governo Português para o Plano de Recuperação e Resiliência.

Saiba mais sobre o PRR em Recuperar Portugal

Com o apoio:

A Católica
EBSCO Open Day Lisboa 2024: Explorar o Futuro da Educação e Pesquisa
Peter Hanenberg, Vice-reitor da Universidade Católica Portuguesa, irá apresentar a conferência de abertura deste evento “Challenges and hopes in promoting the intersection of Europe higher education, libraries and research”. Saiba mais aqui.
A Católica Católica Stories
Dia da Mãe: Um Legado de Sucesso na Universidade Católica Portuguesa
Na Universidade Católica, celebra-se o Dia da Mãe homenageando as mães que apoiam os estudantes, e recordando as conexões familiares e o legado educacional que se estende por gerações. Nesta data especial, conheça os 7 casos de mães e filhos que escolheram estudar na UCP.
A Católica Internacional
Delegação da Universidade Católica recebida na Residência de Portugal em Seoul
Uma delegação da Universidade Católica Portuguesa (UCP), liderada pela Diretora do Gabinete da Reitoria, Rita Bacelar, foi recebida na Residência de Portugal em Seoul pela Senhora Embaixadora Susana Vaz Patto.