A principal missão do Centro de Biotecnologia e Química Fina é contribuir para uma Bioeconomia sustentável. O CBFQ foi fundado em 1990, com a missão de desenvolver e disseminar de forma sustentada, nas arenas económica e social, conhecimento e inovação em áreas-chave - Alimentação e Nutrição, Ambiente e Saúde - com impactos cruciais na saúde humana, no bem-estar e na economia. O CBFQ foi reconhecido enquanto Laboratório Associado em Alimentação e Ambiente em 2004, com acreditação até 2020. Teve desde o seu início duas linhas de investigação transdisciplinares e translacionais com intervenção nos sectores da agro-alimentação e ambiental - “Agro-alimentação: mais segura, mais saudável, mais nutritiva e mais competitiva” e “Ambiente: Abordagens inovadoras para promover a sustentabilidade”.
Actualmente, o CBFQ é composto por três grupos de investigação: Ambiente e Recursos; Alimentação e Nutrição; Produtos Bio-baseados e Biomédicos; contando com dez laboratórios Temáticos de Investigação. Esta infraestrutura de investigação, equipada com tecnologias de ponta, está organizada em sete PLATAFORMAS: Química Analítica; Cultura de Tecidos; Biologia Molecular; Embalamento & Materiais; Ciência do Consumidor & Ciência Sensorial; Bioactivos; Biofísica e Tecnologia; e uma Cozinha-Laboratório, todos coordenados por técnicos altamente qualificados.
O CBFQ conta com um total de 63 investigadores doutorados, assim como com 47 doutorandos e 23 assistentes de investigação. No período compreendido entre 2013 e 2017, o CBFQ publicou mais de 550 artigos publicados em revistas internacionais com sistema de avaliação por pares (cerca de 60% em revistas Q1 e 80% em revistas Q1+Q2), 73% dos quais em colaboração quer com centros de investigação portugueses quer com parceiros internacionais de 45 países.
O CBQF tem vindo a demonstrar uma alta capacidade de atrair financiamento competitivo, participando em mais de 130 projectos. É de salientar o projecto de grande impacto Alchemy, recentemente aprovado para financiamento durante os próximos 5 anos, com a Empresa de Biotecnologia de topo internacional AMYRIS.
Centro de Biotecnologia e Química Fina (CBQF) CBQF Research Centre Logo Ambiente, Saúde e Sustentabilidade Saber Mais 1.01