Programas de Mobilidade

Campus universidade europeia_estudantes outgoing

Os estudantes da Universidade Católica Portuguesa têm acesso a diversos programas de Mobilidade Internacional.

Erasmus+

O Programa Erasmus + é um Programa da União Europeia para a Educação, Formação, Juventude e Desporto, que vigora de 2021 a 2027.
O Programa Erasmus + permite a mobilidade de estudantes que pretendam desenvolver um período de estudos noutra instituição com a qual a UCP tenha Acordo  Bilateral Erasmus +, e que poderá ir de um semestre até um período máximo de 12 meses. Consulte as parcerias da UCP com universidades internacionais. 
O Erasmus+ dá ainda a possibilidade aos estudantes do ensino superior de realizarem um estágio curricular ou extracurricular, de 2 a 12 meses, em contexto de trabalho (mobilidade SMP). Neste programa há bolsas específicas para estágios.

 

Orientações para a assinatura de Contratos de Mobilidade Erasmus+ (Assinatura Digital Qualificada)

A UCP está intrinsecamente comprometida com os objetivos do Programa Erasmus+, entre os quais, a preocupação com o ambiente e a digitalização. Nesse sentido, a universidade passará a aceitar Assinaturas Digitais Qualificadas para os Contratos de Mobilidade Erasmus+ assinados entre a UCP e os participantes. 

A Assinatura Digital Qualificada disponibilizada pelo Estado Português tem a mesma validade legal que uma assinatura manuscrita, é segura, autenticada e possui certificados digitais associados que garantem a sua identidade. 

Durante o período de transição (ano civil de 2022), será dada a opção aos participantes de escolherem assinar digitalmente ou manualmente.

A UCP convida os seus alunos a pedirem a ativação da sua Assinatura Digital Qualificada através do site, para que possam começar a assinar digitalmente, a partir de qualquer lugar.

 

FAQs (Frequently Asked Questions) 

1. Que tipos de assinatura são aceites? 

Para efeitos de assinatura de contratos de mobilidade Erasmus+ apenas são aceites a assinatura manuscrita (em 2 originais) ou a Assinatura Digital Qualificada. 


2. Que tipos de assinatura não são aceites? 

Para efeitos de assinatura de contratos de mobilidade Erasmus+ não se aceitam assinaturas digitalizadas, fotocópias, digitalizações, ou qualquer outro tipo que não esteja de acordo com o ponto 1. 


3. Se eu assinar manualmente posso pedir para que a UCP assine digitalmente? 

Não, quando uma das partes do contrato assina manualmente a outra parte terá de usar o mesmo método. Ou seja, sempre que uma parte opte por um método de assinatura, esse será o único método de assinatura válido para esse contrato. 


4. Posso pedir para que assinem por mim? 

Não, havendo a possibilidade da Assinatura Digital Qualificada, podendo esta ser utilizada à distância, e sendo esta segura e autenticada, deixa de existir motivo para o uso de procurações para a assinatura de contratos. 


5. Como posso obter a minha assinatura digital qualificada? 

A Assinatura Digital Qualificada pode ser obtida através do Cartão de Cidadão ou dos dados de acesso ao Portal das Finanças. No primeiro caso é necessária a compra de um leitor de cartões para autenticação, pelo que a UCP aconselha os seus alunos a optarem pela autenticação através dados de acesso ao Portal das Finanças. Com esses dados podem pedir a ativação da Chave Móvel Digital no site https://www.autenticacao.gov.pt/. Após a ativação da Chave Móvel Digital podem pedir a Assinatura Digital Qualificada. 


6. Sou cidadão estrangeiro. Posso pedir a minha Assinatura Digital Qualificada? 

Sim. Para pedir a Assinatura Digital Qualificada precisa de ter número de contribuinte (NIF) para ativar Chave Móvel Digital com Cartão ou Título de Residência. Se ativar a Chave Móvel Digital com passaporte recomenda-se que associe também o NIF. 

 

Outros programas de mobilidade

Programa Almeida Garrett

O Programa Almeida Garrett é um programa de mobilidade nacional de estudantes do Ensino Superior, que promove a qualidade e reforça a dimensão nacional do Ensino Superior. O programa oferece ainda a possibilidade de realizar um período de estudos numa universidade nacional de acolhimento, com pleno reconhecimento académico. Poderá consultar o Regulamento do Programa nesta página, contudo, para se inteirar dos procedimentos de candidatura deverá dirigir-se à sua Unidade Académica.

 

Programas de intercâmbio estabelecidos pelas unidades académicas com instituições do ensino superior nos cinco continentes. Consulte os sites das unidades para mais informações.

Católica Lisbon School of Business and Economics
Faculdade de Direito - Escola de Lisboa  
Instituto de Estudos Políticos  
Faculdade de Ciências Humanas 
Faculdade de Teologia 
Instituto de Ciências da Saúde (Lisboa) 
Escola das Artes
Faculdade de Direito - Escola do Porto 
Escola Superior de Biotecnologia 
Católica Porto Business School 
Faculdade de Educação e Psicologia
Instituto de Ciências da Saúde (ICS Porto) 

 

Mobilidade Nacional

Faculdade de Direito - Escola do Porto
Mobilidade nacional, durante um semestre, na Escola de Lisboa da Faculdade de Direito da UCP.
 

Mobilidade Livre

Mobilidade sem financiamento realizada no âmbito de acordos de cooperação em que os estudantes pagam as propinas na universidade de origem. É garantido o reconhecimento académico antes da partida através da elaboração de contratos de estudo. No âmbito de tais acordos, que não integram o programa Erasmus+, não está prevista a concessão de bolsas de estudo.