CATÓLICA-LISBON Big Band: “A música tem a capacidade de unir as pessoas”

A ideia partiu de Filipe Santos, Dean da Católica Lisbon School of Business and Economics, que já conhecia o trabalho do maestro Eduardo Lála. Juntar estudantes, docentes e colaboradores num projeto musical que está a ganhar cada vez mais admiradores.

A CATÓLICA-LISBON Big Band conta já com doze membros, todos da Universidade Católica, que tocam instrumentos tão variados como piano, bateria, guitarra, e até cítara. “A ideia era fazer uma Big Band, mas não só naquela ideia tradicional da orquestra de jazz”, como explica o maestro.

Carolina Margarido é uma das quatro vocalistas da banda. Licenciada em Ciência Política e Relações Internacionais pelo Instituto de Estudos Políticos, divide agora o tempo entre as aulas de mestrado em Psicologia na Gestão e Economia e os ensaios.

Para a aluna, pertencer a este grupo é muito desafiante e ao mesmo tempo motivador: “A universidade é uma etapa muito importante nas nossas vidas e a banda fomenta os laços entre colegas de contextos e países diferentes”.

Unido pelo mesmo amor à música, Alexandre Teixeira Lourenço é um dos guitarristas da banda. O alumnus e professor de formação para executivos da CLSBE confessa que o gosto que tem pela música já vem da adolescência, altura em que chegou a ter uma banda de garagem. “A Big Band ajuda-nos a aceitar as sugestões uns dos outros, a relacionarmo-nos, é um bom sítio para aprender”, partilha o músico.

Já o maestro Eduardo Lála, com participação em mais de 25 discos de artistas como Rui Reininho e Aurea, explica que esta iniciativa “pretende juntar a comunidade, neste caso professores, investigadores, alunos e staff da CLSBE que toquem instrumentos, clássicos ou não, e que cantem”. Mesmo que não tenham “muita experiência em tocar ou cantar, se tiverem vontade e gosto são muito bem-vindos”.

Com uma dinâmica descontraída, reúnem-se todas as semanas para ensaiar e preparar novos temas sob a batuta de Eduardo Lála, no estúdio Namouche, a 5 minutos da Católica.

Neste momento estão a preparar, pela primeira vez, uma música em português que será apresentada na cerimónia de entrega de diplomas de licenciaturas e mestrados da CLSBE, em outubro.

Veja aqui o video de Natal da Católica-Lisbon Big Band