Sondagens do CESOP acertam em cheio nos resultados finais das eleições legislativas

As previsões à boca de urna do Centro de Estudos e Sondagens de Opinião (CESOP) - Católica Sondagens para as eleições legislativas do dia 6 de outubro acertaram em cheio nos resultados finais.

Realizadas para a RTP e apresentadas à hora do fecho das últimas urnas, a sondagem acertou, com intervalos de confiança curtos, nas percentagens de voto de todos os partidos e foi de uma precisão enorme na previsão da composição da Assembleia da República. A eleição da totalidade dos 226 deputados eleitos no dia foi antecipada corretamente nesta sondagem, incluindo a entrada de novos partidos no Parlamento.

O cenário - que se veio a revelar correto - de uma maioria relativa para o PS pôde assim ser discutido de forma rigorosa e sustentada horas antes do fecho do escrutínio eleitoral.

Fruto de um enorme trabalho, que envolveu toda a equipa do CESOP alargada, na sede em Lisboa, a um conjunto de colaboradores da UCP, a sondagem beneficiou da participação de largos milhares de inquiridos em 75 locais distintos com 119 inquiridores espalhados por quase todo o País. Um trabalho gigantesco, de um enorme rigor, compensado pela precisão dos resultados.

A Universidade Católica e o CESOP agradecem a cada um dos 20532 eleitores que acrescentaram ao seu dever cívico um esforço adicional de participação na sondagem.