Universidade Católica Portuguesa recebe financiamento no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência

O projeto Training for Resilience - a value for the future da Universidade Católica Portuguesa obteve a aprovação do financiamento no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência para 2021-2026. A UCP receberá um montante de 8.563.495 euros: 2.621.771 euros, correspondente ao Impulso Jovens STEAM e 5.941.724 euros, correspondente ao Impulso Adultos, através do contrato-programa, celebrado com a Direção-Geral do Ensino Superior, no final de 2021.

Através deste financiamento, a UCP implementará um conjunto de investimentos em infraestruturas, equipamentos, recursos humanos e bolsas de estudo, com vista ao desenvolvimento de quatro Knowledge Academies: Arts, Humanities & Creative Industries, Health, Management e Public Governance & Administration e de três “Escolas” / “Alianças”: – Health Education (Lisboa); Medicina Dentária (Viseu) e Gestão e Inovação no Retalho (Lisboa) - para a formação pós-graduada em colaboração com empregadores.

A criação das Knowledge Academies, visa o enriquecimento da oferta de programas disponibilizados pela UCP e o aumento do número de alunos em formação graduada e de participantes em ações de formação não conferente de grau.

Três destas Knowledge AcademiesArts, Humanities & Creative Industries, Health; e Management, serão desenvolvidas no âmbito dos programas “Impulso Jovens STEAM” e “Impulso Adultos”, enquanto a Knowledge Academy, Public Governance & Administration será desenvolvida com o investimento “Impulso Adultos”.

A UCP visa alcançar um modelo de educação ecológica integral, centrando-se nos principais segmentos de especialização. Alicerçada em realizações anteriores no caminho da inovação criativa, a Universidade selecionou no seu desenvolvimento estratégico quatro áreas que serão os focos reconhecidos para um plano estruturado focado em:

a) ampliar o acesso a públicos não institucionais e diferentes demografias da população;

b) trabalhar para a qualificação e requalificação da força de trabalho em vista das lições aprendidas com a pandemia;

c) diversificar a oferta de licenciaturas e não licenciaturas para servir as novas necessidades do mercado profissional e antecipar a mudança;

d) desenvolver a transformação digital através da adoção de inovação pedagógica orientada para a tecnologia.

Aproveitando novas oportunidades para melhorar a educação, a UCP está alinhada com os desafios científicos e sociais da atualidade. As quatro Knowledge Academies são agora propostas com a intenção de reforçar os programas de licenciatura existentes, e alargar o seu acesso, ao mesmo tempo que se propõem novos programas de formação. São concebidas para atrair mais estudantes para o ensino superior e ajudá-los a desenvolver as competências para gerir os instrumentos de aprendizagem cada vez mais complexos à sua disposição. Com a ajuda de metodologias inovadoras de ensino-aprendizagem, os estudantes devem ser formados para desenvolver o pensamento crítico, como integrar os conhecimentos emergentes e desenvolver as capacidades de comunicação e colaboração. Através da criação de laboratórios vividos em parceria com a indústria, e em colaboração com os consórcios de organizações/empresas estabelecidas em cada uma das áreas, os alunos serão inspirados a serem autónomos e a resolver problemas complexos do mundo real com interação direta com o mundo profissional.

O programa de formação proposto pela UCP é ambicioso, robusto e consistente e dará um contributo substancial para a realização dos objetivos delineados pelo Governo Português para o Plano de Recuperação e Resiliência.

Saiba mais sobre o PRR em Recuperar Portugal

Com o apoio: