Aceder a recursos de informação subscritos

A forma de aceder aos recursos de informação subscritos é agora universal, dentro e do fora dos campi, independentemente do centro regional, dispensando qualquer configuração nos dispositivos utilizados, passando o acesso a ser exclusivamente assegurado com base na autenticação dos utilizadores através das suas credenciais do Office 365 (xxx@ucp.pt).

Infograma_1_OpenAthens

Aceda sempre que possível aos recursos com base endereços disponibilizados no Portal das Bibliotecas.

Caso não aceda através dos endereços disponibilizados pelas Bibliotecas, deverá procurar na página de cada editor a forma de se autenticar com base na instituição.

Cenários possíveis:

a) Se já se encontrar autenticado com a sua conta do Office 365, o acesso aos recursos pode ser imediato;

b) Caso ainda não esteja autenticado deverá fazê-lo, quando lhe for solicitado, com as suas credenciais do Office 365;

c) Se ao aceder ao recurso for redirecionado para uma caixa de autenticação prossiga com base na instituição, pesquisando por Universidade Católica Portuguesa.

Inicie as suas pesquisas e em caso de dúvida, contacte as Bibliotecas da UCP através do email pesquisa.bibliotecas@ucp.pt.

Até aqui, o acesso aos recursos ocorria de duas formas distintas:

- Acesso direto (baseado em IP): nos campi UCP, através da rede eduroam ou dos terminais disponibilizados pela Universidade, não sendo necessária qualquer configuração ou autenticação adicional;

- Acesso remoto: era necessário proceder à configuração do dispositivo utilizado em função do centro regional ao qual o utilizador pertencia (proxy ou VPN).

A partir de agora, a forma de aceder aos recursos de informação subscritos passa a ser universal, dentro e do fora dos campi e independentemente do centro regional ao qual o utilizador está privilegiadamente afeto. O controlo de acesso, junto de todos os editores e fornecedores de conteúdos, passa agora a realizar-se com base nas credenciais do Office 365 às quais todos os membros da comunidade académica têm acesso (xxx@ucp.pt), não existindo qualquer dependência tecnológica (configuração de proxy ou VPN, até agora utilizados fora dos campi).

O acesso aos recursos deve iniciar-se, privilegiadamente, através das endereços presentes no Portal das Bibliotecas da UCP, sendo os utilizadores, a partir daí, redirecionados para a página de autenticação do Office 365, na qual deverão utilizar as suas credenciais (xxx@ucp.pt).

Dependendo do editor, os utilizadores poderão ser confrontados com uma página intermédia, sendo apresentada uma caixa genérica do OpenAthens (federação da qual a UCP faz parte e viabiliza esta nova modalidade de acesso), na qual devem recorrer à autenticação institucional pesquisando por Universidade Católica Portuguesa.

No caso de iniciarem as suas pesquisas a partir de outras plataformas, como o Google Scholar, as Bibliotecas sugerem que, estando na página de cada editor ou fornecedor de conteúdo, os utilizadores localizem a opção de autenticação com base na instituição, pesquisando por Universidade Católica Portuguesa.

Qualquer esclarecimento ou apoio no acesso aos recursos de informação pode ser solicitado presencialmente nas Bibliotecas dos diferentes campi ou através do endereço pesquisa.bibliotecas@ucp.pt.

Para dúvidas relacionadas com as credenciais do Office 365 atribuídas pela UCP, os utilizadores deverão contactar o apoio informático através do endereço helpdesk@ucp.pt.