Investigação na Área das Ciências da Saúde

O preenchimento do presente formulário é obrigatório e pretende ser uma ferramenta de apoio à preparação e apresentação de projetos/estudos de investigação à Comissão de Ética para a Saúde da Universidade Católica Portuguesa (CES-UCP), especialmente para elucidação dos elementos a apresentar. 

Leia atentamente a nota explicativa e preencha da forma mais completa possível. Anexo a este formulário está um documento com a sugestão de elementos essenciais para elaboração de um modelo de Consentimento Informado e Esclarecido.

A submissão apenas será válida após verificação do correto preenchimento deste formulário, assim como da presença de todos os documentos que podem atestar o seu conteúdo. A declaração do orientador do projeto e a declaração da aprovação pelo Conselho Científico são obrigatórias.

Depois de finalizado o preenchimento do presente formulário, e reunidos todos os documentos considerados pertinentes pelo(s) investigador(es), para a apreciação ética pela CES-UCP, os proponentes deverão enviar email dirigido ao Presidente da CES-UCP solicitando a correspondente apreciação ética. Todos os documentos para análise devem estar anexos a esse correio eletrónico, devidamente identificados, de modo a poderem integrar o processo individual de cada proponente.

O estado do processo poderá ser consultado AQUI.

Todos os projetos apresentados para apreciação da CES-UCP estarão identificados – no sítio internet -, através do número de entrada, título do projeto e estado – «em apreciação», «parecer favorável»,  «parecer desfavorável», ou «não emitido parecer». A não emissão de parecer está reservada aos projetos que ao momento da submissão não estejam em conformidade com a lei vigente.