Fundo Sociedade Científica Göerres

O Fundo Sociedade Científica Göerres traduz-se numa biblioteca especializada que pertenceu à Sociedade Científica Göerres da Universidade Católica Portuguesa que ficou em depósito na Biblioteca Universitária João Paulo II.

A «Görres-Gesellschaft zur Pflege der Wissenschaft» (Sociedade Görres para a Promoção da Ciência), instituição alemã de cariz cristã foi fundada em 1876, na Alemanha, sob a presidência do Conde de Hentling, futuro chanceler do Reich. Foi suprimida pelo regime Nazi que a encarava como um contrapoder doutrinário e social, ressurgindo depois no pós-guerra. Em 1962, fundou em Lisboa, à semelhança do que já tinha feito em Roma, Jerusalém e Madrid, o denominado Instituto Português da Sociedade Científica de Göerres, tendo por finalidade a realização de trabalhos de investigação científica sobre História, História do Direito, Língua e Literatura Portuguesa, bem como sobre outros problemas relacionados com estas matérias.  Por iniciativa do Prof. Doutor José Bacelar e Oliveira, S.J., à data Reitor da Universidade Católica Portuguesa, a Sociedade Científica Göerres foi confiada à Universidade Católica Portuguesa através de um protocolo assinado a 16 de novembro de 1980. Era denominada também por Instituto Vieira pela razão de se dedicar à investigação e publicação de estudos sobre o padre António Vieira.

A biblioteca deste instituto traduz-se, pois, em cerca de 8 500 títulos, cuja data de publicação se estende de 1483 até 2008. Destacam-se primeiras edições de autoria do padre António Vieira, assim como um manuscrito da sua lavra, possivelmente datado de 1678, bem como os seus conhecidos sermões datados do mesmo século. Para além deste reputado autor, destacam-se outros autores portugueses e brasileiros, sobretudo dos séculos XVII e XVIII.

Os registos bibliográficos das obras da biblioteca deste fundo estão disponíveis no Catálogo Bibliográfico Coletivo das Bibliotecas da Universidade Católica Portuguesa.

Para mais informações contacte biblioteca.lisboa@ucp.pt