Fundo Manuel Campos Pereira

O Fundo Manuel Campos Pereira é composto pela biblioteca particular, por alguns objetos museológicos e pelo arquivo pessoal de Manuel Campos Pereira, que foi doado à Biblioteca Universitária João Paulo II, em 1985, por Maria Beatriz de Campos Pereira, sua esposa.

Manuel Campos Pereira (1906-1981) foi um advogado, escritor e romancista português. Licenciado pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Dedicou-se, para além da jurisprudência, ao ensino secundário, desempenhando, também, as funções de inspetor dos Bens Culturais do Ministério da Justiça, mas também diretor do Arquivo de Identificação de Lisboa. No que respeita à sua produção intelectual, destacou-se pela publicação de contos e crónicas em diversos jornais e revistas.

Aquela que foi a sua biblioteca particular é composta por aproximadamente 14 700 títulos, incluindo periódicos, cujos temas incidem em várias áreas como: Biografias, Belas-artes, Coleção Camiliana, Ciências Aplicadas, Ciências Puras, Filosofia, Generalidades, História, Literatura Portuguesa, Literatura Estrangeira, Poesia, Coleção Queirosiana, Religião e Ciências Sociais. As publicações contempladas nesta biblioteca delimitam-se cronologicamente entre os anos de 1691 até 1985 – a quantidade de livro antigo não é, porém, muito significativa. Para além da biblioteca existe ainda o arquivo pessoal de Manuel de Campos Pereira, com documentação de âmbito pessoal, relativo a atividades políticas, culturais e profissionais, tal como os manuscritos da sua obra literária.

Os registos bibliográficos das obras da biblioteca deste fundo estão disponíveis no Catálogo Bibliográfico Coletivo das Bibliotecas da Universidade Católica Portuguesa. O seu arquivo encontra-se ainda em fase de inventariação e tratamento técnico.

Para mais informações contacte biblioteca.lisboa@ucp.pt.