Como Monitorizamos e Avaliamos a Qualidade

Monitorização e Avaliação Interna

Os ciclos de avaliação integram as diferentes fases e atividades de avaliação e melhoria. Implicam toda a instituição na medida em que incluem a recolha e tratamento de dados para o planeamento, acompanhamento das atividades realizadas, avaliação pelas Partes Interessadas e, por fim, o envolvimento dos órgãos institucionais na apreciação da monitorização, relatórios e planos da qualidade.

Os ciclos de avaliação e planeamento integrados no SQ são alinhados com os ciclos do Planeamento Estratégico da Universidade e com os Ciclos das Atividade relevantes da UCP. O PDE da UCP é aprovado pelo Conselho Superior e tem a duração de 5 anos. A sua monitorização ocorrerá semestralmente. As atividades da UCP têm duração diversa, estando sujeitas a um ciclo de avaliação que, em função da sua natureza, poderá ser semestral ou anual. O SQ UCP poderá ainda ser objeto de avaliações externas, por entidades nacionais e internacionais, na sua globalidade ou em parte.

SQ Ciclo da Qualidade

Monitorização e Avaliação Externa

Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES)

Avaliação e acreditação de ciclos de estudo (A3ES)