Como Gerimos a Qualidade

PLANEAMENTO E GESTÃO

Plano de Desenvolvimento Estratégico da UCP (PDE UCP (2021-2025)) atualmente em vigor (aprovado pelo Conselho Superior a 03 de março de 2021), “Valor com Valores: A Criar Futuro no Presente" 2021-2025, decorreu de um exercício colaborativo alargado e participado por toda a comunidade, tendo sido estruturado em 3 dimensões do eixo de missão, 3 dimensões do eixo de recursos e 3 dimensões do eixo transversais.

O  Plano da Qualidade da UCP (PQ UCP) é um conjunto articulado de 36 Iniciativas Estratégicas (IE), nos diferentes eixos, dimensões e áreas do PDE, que dinamiza e potencia a execução da estratégia de melhoria e de inovação das atividades da UCP, consagradas no PDE para o período de 2021 a 2025.
As Iniciativas Estratégicas constantes do PQ UCP são organizadas pelos três Eixos e nove Dimensões do PDE, que se constituem também enquanto macroprocessos do SQ.

Agenda da UCP para a sustentabilidade é um plano e compromisso da Universidade que visa reforçar a voz Global da UCP na orientação para o bem comum.
A UCP está comprometida com a promoção do desenvolvimento sustentável e com a proteção da “Casa Comum”. Trabalha assim para dar um contributo coerente com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e com a Agenda 2030 da ONU, à luz das encíclicas Laudato si’ e Fratelli tutti do Papa Francisco, sobre Ecologia Integral​​​​​​.

A UCP considera no seu Plano de Desenvolvimento Estratégico três categorias de dimensões para desenvolvimento da sua estratégia:

Dimensões de “Missão” – integram os macroprocessos que respondem à Missão da UCP: o Ensino o Investigação o Responsabilidade Social Universitária;

Dimensões de “Recursos” – integram os macroprocessos que asseguram o desenvolvimento das atividades da UCP: o Pessoas o Económico-Financeiros o Infraestruturas;

Dimensões “Transversais” – integram macroprocessos que, pela sua natureza estratégica no contexto (2021-2025), exigem um particular foco institucional e deverão atravessar transversalmente todos os outros processos de Missão e de Recursos: o Posicionamento Global o Convergência e Inovação o Sustentabilidade.

SQ Dimensões e Macroprocessos

 

Abordagem por Macroprocessos
 

O SQ UCP integra, portanto, dez macroprocessos: os nove previstos no PDE mais o macroprocesso da Governação e Melhoria. Central ao SQ, este último macroprocesso agrega as políticas institucionais que estão na base dos compromissos dos processos numa política de qualidade, assegurando a definição do seu controlo de gestão e revisão, bem como das auditorias no âmbito do SQ. Pretende ainda estabelecer os padrões para o planeamento, monitorização e revisão de todos os processos do SQ de forma a assegurar o acompanhamento adequado do sistema e garantir a melhoria contínua.

(SQ) Macroprocessos e Processos



 Partes Interessadas
 

A UCP identifica as Partes Interessadas (PI) relevantes que constam na figura abaixo. Estas PI intervêm a diversos níveis organizacionais e regionais com impactos com abrangência e profundidade diferenciados. O desenvolvimento da atividade da Universidade assenta no seu envolvimento no SQ, que integra mecanismos de avaliação das suas necessidades, expetativas e satisfação. A UCP preocupa-se em melhorar as formas e frequência de envolvimento das PI no SQ UCP que, sendo diversas, têm em consideração níveis organizacionais e processos.

(SQ) Partes Interessadas